Música na Escola: A Contribuição do Ensino da Música no Aprendizado e no Convívio Social da Criança
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música na escola: a contribuição do ensino da música no aprendizado e no convívio social da criança

editora: paulinas
autor: hans gunther bastian
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Dados Técnicos

Autor:
ISBN13:9788535623901
ISBN10:8535623906
Número de Páginas:136
Número Edição:1
Ano Edição:2009
Largura:20
Altura:1
Peso:0,24
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Sinopse música na escola: a contribuição do ensino da música no aprendizado e no convívio social da criança
Afinal, precisamos mesmo de música? A pergunta norteou o estudo desenvolvido pelo professor Hans Günther Bastian a partir de uma pesquisa em sete escolas de ensino fundamental de Berlim (Alemanha) com crianças de 6 a 12 anos. Por seis anos (de 1992a 1998), ele coordenou um grupo de pesquisadores no estudo da influência da educação musical no desenvolvimento individual e social dos estudantes. Música na escola - A contribuição do ensino da música no aprendizado e no convívio social da criança reúne resultados importantes desse estudo e oferece argumentos convincentes para a exigência de um lugar central da Educação Musical na formação escolar em geral. Sem perder de vista que a música, assim como demais manifestações artísticas, deve proporcionar a alegria pelo belo, pelo lúdico e pela criatividade, o grupo pôde constatar que o ensino da música atua beneficamente nas habilidades cognitivas, psicomotoras, sociais, estéticas e criativas das crianças. As crianças que tiveram educação musical, sistematicamente, estavam mais integradas, social e emocionalmente, do que aquelas que não tinham acesso à disciplina (foram pesquisadas cinco turmas como grupo modelo e duas turmas como grupo de controle). No primeiro capítulo, Bastian recorre às diversas fundamentações (antropológica, pedagógico-cultural, ontológica, teórico didáticas, político educacionais, terapêuticas, entre outras) para responder que "a educação pela e para a música seria o meio adequado para aprimorar eficazmente a socialização individual dos alunos, o clima social na escola e a chamada capacidade de empatia. [...], porque a música estimula emocionalmente, equilibra as tensões, favorece os contatos e a capacidade de experiência". Assim, discute a influência da educação musical nos rendimentos escolares em geral e na capacidade de concentração e no desenvolvimento da inteligência. Além de demonstrar cientificamente os efeitos da educação musical no desenvolvimento, Bastian envereda para o campo político-educacional, levantando muitas questões lancinantes, e pertinentes também para a realidade brasileira: por que o Estado não investe na educação musical? Não deveriam os políticos responsáveis pela cultura, os ministérios da educação, da ciência e da arta a vida ou até mesmo pelo êxodo das escolas educativas em geral?

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