Experiências e Reflexões Sobre Escolas, Classes Multisseriadas
  • Experiências e Reflexões Sobre Escolas, Classes Multisseriadas

experiências e reflexões sobre escolas, classes multisseriadas

editora: insular
autor: maria eli braga mannrich
SOB ENCOMENDA Cadastre-se e seja avisado quando o produto chegar.

Dados Técnicos

Autor:
ISBN13:9788574747613
ISBN10:8574747610
Número de Páginas:296
Número Edição:1
Ano Edição:2014

Largura:16
Profundidade:1
Peso:0,395
Altura:23
De R$ 46,00 Por R$ 36,80 ou em até 1x sem juros de R$ 36,80 no cartão
Indique este produto
Informações
Selecione a visualização desejada: Lista
Sinopse experiências e reflexões sobre escolas, classes multisseriadas
Este livro é fruto de um trabalho coletivo de diferentes participantes do Programa Escola Ativa em Santa Catarina, que objetivou estudar, sistematizar, planejar e implementar políticas e práticas educacionais para a valorização e qualificação das escolas multisseriadas do estado de SC. É possível verificar nesta coletânea preocupações e visões compartilhadas entre os/as autores/autoras acerca do sentido das escolas multisseriadas que povoam os contextos rurais do estado catarinense e do Brasil. Ou seja, de um lado, as escolas e classes multisseriadas, em razão das distâncias que caracterizam os espaços rurais, foram e continuam sendo uma necessidade que se impõe como estratégia para atender as famílias de comunidades rurais no seu direito à educação. Essa estratégia, entretanto, via de regra, não é seguida dos recursos necessários para se fazer uma educação de qualidade – nem recursos materiais, nem tampouco de formação pedagógica. Este livro, na primeira par¬te apresenta dados que denunciam a precariedade e a desigualdade presentes especialmente nas escolas públicas do campo. De outro lado, ao se problematizar a realidade das escolas multisseriadas nos contextos rurais e, principalmente, sistematizar e planejar suas práticas pedagógicas, é possível reconhecer as possibilidades que elas nos oferecem de avançar na perspectiva da escola que almejamos. Assim é que, na segunda parte da coletânea, temos importantes contribuições para a fundamentação, tanto da formação dos professores e gestores, quanto da organização do trabalho pedagógico nas escolas do campo. Fica evidente, por exemplo, a partir da compreensão de como ocorrem a aprendizagem e o desenvolvimento no ser humano, que é necessário romper com a seriação, que segmenta as crianças em grupos supostamente homogêneos. Esta compreensão nos permite organizar o conhecimento, o trabalho e as demais dimensões humanas para potencializar o trabalho pedagógico e o processo de ensino aprendizagem. Na terceira parte deste livro, temos relatos de experiências dos que ‘puseram a mão na massa’ e implementaram a proposta através da multiplicação da formação de professores, realizada pela Universidade Federal de Santa Catarina. Por fim, nossa expectativa, com a publicação desse livro, é de que o mesmo sirva de estímulo à construção de projetos político-pedagógicos, e às práticas pedagógicas de formação e valorização dos professores das escolas multisseriadas do campo. Ou, como preferiríamos dizer, das escolas de

Experiências e Reflexões Sobre Escolas, Classes Multisseriadas

Experiências e Reflexões Sobre Escolas, Classes Multisseriadas
De R$ 46,00 Por R$ 36,80 ou em até 1x sem juros de R$ 36,80 no cartão