Avaliação da Aprendizagem: Praticas de Mudança
  • Avaliação da Aprendizagem: Praticas de Mudança
  • Avaliação da Aprendizagem: Praticas de Mudança
  • Avaliação da Aprendizagem: Praticas de Mudança

avaliação da aprendizagem: praticas de mudança

editora: libertad
autor: celso dos santos vasconcellos
Não Comercializado

Dados Técnicos

Autor:
Encadernação:Brochura
ISBN13:9788585819101
ISBN10:8585819103
Número de Páginas:230
Número Edição:5
Ano Edição:2012

Largura:16
Profundidade:2
Peso:0,37
Altura:23
Por R$ 49,00 ou em até 1x sem juros de R$ 49,00 no cartão
Indique este produto
Informações
Selecione a visualização desejada: Lista
Sinopse avaliação da aprendizagem: praticas de mudança
A avaliação da aprendizagem vem se constituindo um sério problema educacional desde há muito tempo. A partir de década de 60, no entanto, ganhou ênfase em função do avanço da reflexão crítica que aponta os enormes estragos da prática classificatóriae excludente: os elevadíssimos índices de reprovação e evasão escolar, aliados a um baixíssimo nível de qualidade da educação escolar tanto em termos de apropriação do conhecimento quanto de formação de uma cidadania ativa e crítica. Mais recentemente, a avaliação está também muito em pauta em função das várias iniciativas tomadas por mantenedoras, públicas ou privadas, no sentido de reverter este quadro de fracasso escolar. Entendemos, todavia, que a discussão sobre avaliação não pode ser feita de forma isolada de um projeto político-pedagógico, inserido num projeto social mais amplo.Neste trabalho nos aproximamos intensa e especificamente, das práticas concretas de avaliação da aprendizagem, através das representações e, sobretudo, pelas observações do cotidiano escolar. As formas de mediação que trazemos representam uma sistematização de práticas que já vêm ocorrendo, só que, muitas vezes, de maneira dispersiva, inconsciente, fragmentada ou mesmo contraditória.O professor normalmente espera sugestões, propostas, orientações para sua tão desafiadora prática; muitos gostariam até de algumas "receitas"; sabemos, no entanto, que estas não existem, dada a complexidade e dinâmica da tarefa educativa. Entendemos que é necessário o professor desenvolver um método de trabalho, justamente para não ficar escravo de simples técnicas e procedimentos, que podem variar muito de acordo com a "onda" do momento. Ao trabalharmos com a dimensão das mediações, visamos, de um lado, apresentar algumas possibilidades, tiradas da própria prática das escolas e dos educadores que estão buscando hoje uma forma de superação da avaliação seletiva, e, de outro, refletir sobre possíveis equívocos que se pode incorrer na tentativa de mudar as práticas tradicionais.

Quem comprou, comprou também

Avaliação da Aprendizagem: Praticas de Mudança

Avaliação da Aprendizagem: Praticas de Mudança